5 touros fogem do matadouro de Tomar depois de usados por toureiros para treinar

Animais acabaram por ser abatidos pela GNR

Cinco touros de lide fugiram das instalações do matadouro da Ribasabores em Tomar onde iam ser abatidos depois de usados durante anos para o treino de alguns cavaleiros tauromáquicos.

A fuga ocorreu no passado dia 27 de maio de 2021.

Os touros com idades entre os 4 e os 6 anos pertenciam à ganadaria de Carlos Damas, sediada em Manique do Intendente, em Azambuja, que aluga habitualmente touros de lide para as largadas de touros.

O proprietário da ganadaria explicou ao Farpas blogue o que se passou: “Tinham sido utilizados em treinos por alguns cavaleiros e iam para abate, uma vez que não houve largadas no ano passado e este ano também as não haverá. Tenho estado em contacto permanente com a GNR, ainda não se percebeu como foi possível que os toiros tenham fugido do matadouro, estamos à espera de conseguir sabê-lo através das filmagens das câmaras de video que lá existem. Foram descarregados na noite de quarta-feira sete toiros nossos e uma vaca para abate, dos quais fugiram cinco”.

A fuga dos animais ocorreu durante a madrugada e mobilizou três viaturas e vários efetivos da GNR de Tomar.

Carlos Damas confirmou que 4 dos animais foram abatidos pela GNR: “Quatro já foram abatidos e felizmente não se registou nenhum acidente. Dizem agora que o último toiro estará para a zona de Fátima, a GNR está a tentar localizá-lo, mas é preciso que a população tenha cautela, trata-se de um animal bravo e perigoso”.

Esta situação alerta, não só para o perigo desta atividade, como para o seu lado cruel. Além dos animais utilizados em espetáculos tauromáquicos, milhares de animais são usados anualmente em largadas de touros e treinos de toureiros, acabando por ter o mesmo destino que os touros usados em touradas: a morte no matadouro.


Fontes:
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/cinco-touros-fugiram-do-matadouro-e-estao-a-solta-em-tomar
https://farpasblogue.blogspot.com/2021/05/falamos-com-o-proprietario-dos-toiros.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.