Animais acabaram por ser abatidos pela GNR
Cinco touros de lide fugiram das instalações do matadouro da Ribasabores em Tomar onde iam ser abatidos depois de usados durante anos para o treino de alguns cavaleiros tauromáquicos.
A fuga ocorreu no passado dia 27 de maio de 2021.
Os touros com idades entre os 4 e os 6 anos pertenciam à ganadaria de Carlos Damas, sediada em Manique do Intendente, em Azambuja, que aluga habitualmente touros de lide para as largadas de touros.
O proprietário da ganadaria explicou ao Farpas blogue o que se passou: “Tinham sido utilizados em treinos por alguns cavaleiros e iam para abate, uma vez que não houve largadas no ano passado e este ano também as não haverá. Tenho estado em contacto permanente com a GNR, ainda não se percebeu como foi possível que os toiros tenham fugido do matadouro, estamos à espera de conseguir sabê-lo através das filmagens das câmaras de video que lá existem. Foram descarregados na noite de quarta-feira sete toiros nossos e uma vaca para abate, dos quais fugiram cinco”.
A fuga dos animais ocorreu durante a madrugada e mobilizou três viaturas e vários efetivos da GNR de Tomar.
Carlos Damas confirmou que 4 dos animais foram abatidos pela GNR: “Quatro já foram abatidos e felizmente não se registou nenhum acidente. Dizem agora que o último toiro estará para a zona de Fátima, a GNR está a tentar localizá-lo, mas é preciso que a população tenha cautela, trata-se de um animal bravo e perigoso”.
Esta situação alerta, não só para o perigo desta atividade, como para o seu lado cruel. Além dos animais utilizados em espetáculos tauromáquicos, milhares de animais são usados anualmente em largadas de touros e treinos de toureiros, acabando por ter o mesmo destino que os touros usados em touradas: a morte no matadouro.
Fontes:
https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/cinco-touros-fugiram-do-matadouro-e-estao-a-solta-em-tomar
https://farpasblogue.blogspot.com/2021/05/falamos-com-o-proprietario-dos-toiros.html