O setor tauromáquico reuniu, no passado dia 19 de maio de 2021, com o Ministério da Economia em Lisboa. A informação não foi difundida pela imprensa nacional nem pela imprensa tauromáquica, mas consta na acta da reunião do executivo Municipal de Coruche, realizada no dia 26 de maio.
Segundo a informação lavrada em acta, na reunião secreta o Ministério da Economia esteve representado pelo gabinete do Secretário de Estado do Comércio, João Torres.
Do lado do setor das touradas, estiveram representadas diversas entidades, entre as quais, o Presidente da Câmara Municipal de Coruche e Presidente da Secção de Municípios com Atividade Tauromáquica, da Associação Nacional de Municípios; a PróToiro (através seu Secretário-geral Helder Milheiro); Nuno Pardal, Presidente da Associação Nacional de Toureiros; Ricardo Levesinho, Presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos e Armando Jorge Carvalho, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira, em representação da União das Misericórdias Portuguesas.
Segundo o mesmo documento, “nesta reunião os vários setores apresentaram os seus problemas atuais, face à situação pandémica, e as suas propostas para a plena integração dos artistas e agentes tauromáquicos nos programas de apoio definidos pelo Ministério da Economia, além da entrega do documento de Propostas do Setor Tauromáquico face à pandemia do Covid-19″.
Não são conhecidos mais pormenores da reunião, nomeadamente a posição do Ministério da Economia em relação aos pedidos de maior apoio financeiro, formulados pelo setor das touradas.
Fonte: Ata n.º 11/2021 – Reunião Ordinária de 26 de maio de 2021, Câmara Municipal de Coruche.