As touradas foram abolidas na Colombia com a aprovação de um projeto de lei com 93 votos a favor e 2 contra no dia 28 de maio de 2024.
A lei foi aprovada sete anos depois de várias tentativas falhadas para proibir este tipo de espetáculo que permaneceu em alguns países da América Latina por influência espanhola.
O projecto de lei terá agora que ser aprovado pelo Presidente Gustavo Petro, que sempre se assumiu contra as touradas. Após a aprovação histórica desta lei, escreveu no twitter: “Parabéns aos que conseguiram fazer com que a morte deixasse de ser um espectáculo”.
Após a aprovação definitiva do projeto de lei, será concedido um período de transição de três anos, para que as famílias que dependem das touradas consigam encontrar novas fontes de rendimento. Ou seja, a proibição das touradas entra em vigor em 2027.
Esta decisão foi notícia em órgãos de comunicação de todo o mundo inteiro como mais um exemplo de evolução civilizacional. Nos países onde que as touradas ainda se mantêm, foram dados nos últimos anos, vários passos no sentido de restringir ou proibir esta atividade pelos maus tratos e violência contra animais.
Na América do Sul as touradas permanecem ativas no Equador, Peru, México e Venezuela. Na Europa, em Portugal, Espanha e no sul de França.