RTP não vai transmitir touradas, garante a provedora do telespectador

A Provedora do Telespectador da RTP garantiu, no passado dia 28 de maio de 2024, que a RTP não vai transmitir touradas porque as linhas estratégicas definidas pelo Conselho Geral Independente, incluem o bem-estar animal.

A garantia foi dada pela Provedora, Ana Sousa Dias, durante uma audição na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República em resposta a um deputado do partido Chega.

Durante a audição, o deputado do Chega, Daniel Teixeira, referiu que as touradas são “uma parte integral da história, da tradição, mas também, dada a enorme importância económica que têm para determinados setores de atividade da sociedade civil”.

O deputado perguntou à Provedora “qual é que seria, no seu entendimento, a importância de realizar estas transmissões na RTP? Ou seja, qual seria o seu parecer, especialmente neste contexto da preservação do Património Cultural nacional?”

Em resposta, a Provedora esclareceu que “as linhas de estratégia que o Conselho Geral Independente estabeleceu para a RTP, falam no bem-estar animal. E portanto, a partir daí, a situação muda drasticamente”.

A Provedora refriu ainda que a transmissão de touradas não é uma questão de gosto pessoal, referindo que “Hoje a questão é outra. É uma questão, até, institucional. A RTP não pode ir contra aquilo que está definido pelo próprio Conselho Geral Independente”.

Recorde-se que o Chega propôs o regresso da transmissão de touradas na RTP no Orçamento do Estado para 2024, tendo sido o único partido a votar a favor da proposta. Na altura, votaram contra o PS, BE, PAN e L. PSD, PCP e IL abstiveram-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.