Maioria da população espanhola defende a abolição das touradas

Partilha este artigo. Ajuda a sensibilizar:

Sondagem realizada em maio deste ano mostra que apenas 18,7% dos espanhóis acham que as touradas se devem manter.

Quase metade da população defende a abolição das touradas em Espanha e mais de 80% não simpatiza com esta tradição.

Os dados são de uma sondagem realizada este ano de 2022, pela empresa Electomanía com base em 3000 entrevistas realizadas entre os dias 2 e 5 de maio onde foi perguntada a opinião dos espanhóis em relação à tauromaquia.

Touradas em Espanha

46,7% da população considerou que a tauromaquia devia ser proibida por lei e 34,7% respondeu que “não sou a favor mas também não proibia”. Apenas 18,6% referiu que “é uma tradição que se devia manter”.

Estes dados mostram que a simpatia da população espanhola pela tauromaquia tem vindo a decrescer de forma significativa nos últimos anos. Somando o total dos que assumiram não gostar de touradas, esse valor atinge já os 81,4% em toda a Espanha.

Os dados divulgados na imprensa espanhola revelam ainda a relação entre estes resultados e os partidos políticos em que votam os entrevistados. Desta forma é possível verificar que a maioria dos eleitores do Partido Popular (partido defensor da tauromaquia) são contrários às touradas mas não defendem a sua proibição. 45,4% dos eleitores do PP dizem que não são a favor dos touros, mas não os proibiriam. Apenas 11,4% dos eleitores do PP defendem a proibição das touradas por lei.

Por sua vez, os eleitores de partidos de esquerda são a favor da proibição de touradas, enquanto os conservadores preferem manter a atividade. Quanto à extrema direita, a grande maioria dos eleitores do Vox é a favor de continuar a tradição.

Os eleitores do do Unidos Podemos e do PSOE (Partido Socialista) são os que mais defendem a proibição das touradas. 66,5% dos eleitores do PSOE defendem que as touradas deviam ser proibidas por lei, enquanto no eleitorado do Podemos esse valor sobe aos 81,8%.

Resultados da sondagem sobre touradas em Espanha.
Gráfico divulgado em electromania.es

Fontes:

Casi la mitad de los españoles, a favor de prohibir los toros (elplural.com)

Artigos relacionados: