Petição contra a classificação da tauromaquia como Património Cultural Imaterial

Contra a classificação da tauromaquia como Património Cultural Imaterial de Portugal

Petição dirigida a: Direção da Direção-Geral do Património Cultural Comissão Nacional da UNESCO

CONTRA A CLASSIFICAÇÃO DA TAUROMAQUIA COMO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL.

Os cidadãos abaixo-assinados manifestam a sua oposição à classificação de qualquer atividade tauromáquica (touradas, forcados, etc.) como Património Cultural Imaterial de Portugal.

Consideramos que a violência contra pessoas ou animais não pode ser promovida nem incentivada num país civilizado, e que as touradas são uma prática que, apesar de manter raízes em algumas regiões do nosso território, incluem episódios de grande violência tendo como vítimas os touros, os cavalos e as crianças que são expostas a este tipo de violência.

Considerando ainda que:

1). As touradas são um espectáculo violento que provoca vítimas mortais e acidentes de grande violência com dezenas de feridos, e por vezes mortos;

2). As touradas foram incluídas no último relatório de avaliação do cumprimento da Convenção dos Direitos da Criança das Nações Unidas, no capítulo \"violência contra crianças\";

3). As touradas incluem sangue verdadeiro, atos de violência e maus tratos a animais;

4). A nossa sociedade tem evoluído na sentido da erradicação da violência e da crueldade com os animais;

5). As touradas são uma tradição enraizada apenas em algumas regiões específicas, minoritárias, do território e são cada vez mais os municípios e cidadãos que as contestam;

6). As touradas não são aceites internacionalmente e não contribuem para a imagem do nosso país no estrangeiro;

Apelamos aos decisores políticos do nosso país que não incluam as touradas e/ou qualquer vertente da tauromaquia na lista de Património Cultural Imaterial de Portugal.

Os subscritores,

%%your signature%%

Partilhe esta campanha:

     

Petição contra a tauromaquia como património cultural imaterial

Sabias que…

No passado dia 12 de Julho de 2021 a Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal apresentou na Direção-Geral do Património Cultural um projeto com vista à classificação da “corrida de toiros” como Património Cultural Imaterial de Portugal?

E que este projeto foi financiado com 200.000 € do Orçamento Participativo (dos contribuintes)?

É urgente que a voz dos milhares de cidadãos que não concordam com esta classificação seja escutada. Por isso apelamos que assinem a petição e a divulguem junto de familiares e amigos.

Esta campanha da plataforma Basta de Touradas, tem por objetivo afirmar junto do poder político, da Direção Geral do Património e da Comissão Nacional da UNESCO, a opinião de uma esmagadora maioria dos cidadãos portugueses que não concordam com a inclusão das touradas (ou qualquer vertente da tauromaquia) na lista de Património Cultural e Imaterial de Portugal e/ou na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A indústria das touradas, anunciou publicamente que tem por objetivo a obtenção destas duas classificações, pelo que é muito importante que as instituições que têm o poder de decidir se as touradas são ou não classificadas como Património Cultural Imaterial escutem a opinião dos cidadãos portugueses.

Como atuar?

Assine a petição com o seu nome, e-mail e número de cartão de cidadão.
Partilhe esta campanha com os seus familiares e amigos/as.

Obrigado.

  112 Replies to “Petição contra a classificação da tauromaquia como Património Cultural Imaterial”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.