A plataforma Basta de Touradas participou no passado dia 19 de novembro no programa “Prós e Contras” da RTP1, onde foi debatida a questão da descida do IVA para os espetáculos tauromáquicos.
A Plataforma Basta de Touradas esteve representada pelo Biólogo Manuel Eduardo dos Santos, que esteve ao lado de João Malva (Neurocientista) e Joana Roque (Presidente da Sociedade Protetora dos Animais).
O debate, moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, contou ainda com representantes da indústria das touradas, Hélder Milheiro (Federação Prótoiro), Luís Capucha (Associação de Tertúlias Tauromáquicas de Portugal) e o Presidente da Câmara Municipal de Coruche, que defenderam a descida do IVA nos espetáculos tauromáquicos para 6%.
A plataforma Basta de Touradas considera inaceitável que o país esteja a discutir a descida do IVA para os espetáculos tauromáquicos realizados anualmente no país (181 em 2017), e apela aos deputados do Partido Socialista que não cedam à pressão do lobby das touradas, beneficiando uma atividade violenta e nefasta para pessoas e animais, responsável pela morte de milhares de animais e por acidentes de grande violência que provocam todos os anos mortos e um número considerável de feridos.
As touradas constituem uma violência e sofrimento inaceitável numa sociedade moderna, pelo que não devem beneficiar de incentivos fiscais por parte do Estado.
Recentemente, a Ministra da Cultura e o Primeiro Ministro assumiram publicamente a sua oposição à descida do IVA nas touradas, atitude que a plataforma Basta de Touradas saúda, mas considera que a prioridade do Governo deverá ser o cumprimento da legislação nos espetáculos tauromáquicos, nomeadamente as questões de bem estar animal e responsabilizar a IGAC pela deficiente e ineficaz fiscalização dos espetáculos tauromáquicos realizados em Portugal.
A participação no programa “Prós e Contras” foi mais uma excelente oportunidade para desmistificar os mitos relacionados com as touradas e sensibilizar a população portuguesa para a elevada crueldade destes espetáculos.