Padre açoriano contra a realização de touradas

Share Button

O pároco de Fenais da Luz, Ricardo Tavares, manifestou o seu desacordo com a realização de uma tourada, junto da Comissão de Festas do Senhor bom Jesus dos Aflitos, por considerar a tourada “uma prática anti-cristã, que já foi várias vezes condenada pelos Papas”.

Enquanto eu for pároco, não haverá lugar a violência contra animais, nem touradas nem bezerradas 

A opinião do Padre foi ignorada pela Comissão que realizou o evento que contou com uma participação reduzida da população. Na sequência deste episódio e de outros de “desobediência aos ditames da Igreja”, a Comissão de Festas foi demitida pela Diocese e substituída por outra, terminando assim sete anos de touradas em Fenais da Luz, uma freguesia do concelho de Ponta Delgada (Açores). O pároco de Fenais da Luz afirmou, através das redes sociais que “enquanto eu for pároco, não haverá lugar a violência contra animais, nem touradas nem bezerradas. Porque quando há maus-tratos a animais haverá sempre violência contra pessoas…” e lembra a última encíclica do Papa Francisco “Laudato Si”, onde os maus tratos aos animais são condenados pelo responsável máximo da Igreja.

O Padre Ricardo Tavares vai mais longe, lembrando os custos na organização deste tipo de eventos, suportados pelo erário público e cujas verbas devem ser canalizadas para outro tipo de iniciativas mais saudáveis e úteis: “A tourada é uma prática sádica, na qual as pessoas se divertem à custa do medo e do pânico do toiro, além de ser uma actividade bárbara, anti-civilizacional e dispendiosa, que queima verbas que podiam muito bem ser canalizadas para uma acção social ou até para o restauro da Igreja”.

A Plataforma Basta saúda a atitude do Padre, que constituiu um exemplo para outros párocos. Em Portugal vários eventos tauromáquicos continuam associados a festividades religiosas, apesar do afastamento progressivo da Igreja em relação às touradas, de que é exemplo o fim da corrida de touros promovida anualmente pela Rádio Renascença.

parde ricardo tavares

foto: P. Ricardo Tavares (D.R. Facebook)
Share Button

Artigos relacionados:

Comentários

comentários

"Estas manifestações contra as touradas são ilegais"

Diário de Notícias - 2 days ago
Paula Resende, administradora da sociedade que...

MOVIMENTO ANTI-TOURADAS CONVOCA MANIFESTAÇÃO

Rádio Regional (liberação de imprensa) (Inscrição) - 2 days ago
Activistas que reclamam o fim das touradas em...

A propósito das touradas

Jornal de Notícias - 5 days ago
Mais uma das habituais petições, que sempre...

Viana do Castelo: Manifestação contra touradas nas festas da cidade

Esquerda - 5 days ago
O grupo “Vianenses pela Liberdade”...

Manifestação contra as touradas na Figueira da Foz juntou 70 pessoas

SAPO 24 - 1 week ago
... Não" e os participantes - a maioria...

News via Google. See more news matching 'touradas'