Praça de touros de Viana do Castelo convertida em Campus Desportivo

Partilha este artigo:

Antiga praça de touros recebia apenas 1 tourada por ano

Novo recinto vai permitir criar dezenas de postos de trabalho

Onde antes se realizava uma tourada anual, vai passar a ser possível praticar desporto durante todo o ano por toda a população.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai transformar a praça de touros da cidade num “Campus Desportivo” que prevê a transformação do recinto e da zona envolvente. O projeto de reconversão da antiga praça de touros constitui um investimento de 2,5 milhões de euros na transformação da antiga arena num espaço multiusos que vai a concurso em abril de 2017 e que inclui a construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e uma vista panorâmica no topo da praça de touros.

A infraestrutura poderá ser utilizada para a prática de atletismo e caminhadas e será coberta para que possa ser usufruída durante todo o ano. O projeto “Praça Viana” está integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado ao programa comunitário do Portugal 2020 e prevê a criação de áreas desportivas, espaços de apoio, bancadas e uma zona de restauração com vista para o rio Lima. No espaço envolvente à praça de touros serão ainda construídos equipamentos para a prática de desporto. A futura “Praça Viana” será, de acordo com a autarquia, gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), instituição que tem mais de 1.300 atletas inscritos.

A praça de touros de Viana do Castelo encontra-se desativada desde 2009, altura em que o município se declarou “anti-touradas”. Recebia uma tourada por ano, por altura das Festas da Senhora D’Agonia.

Com o fim das touradas em Viana do Castelo não se perdeu um único posto de trabalho.

Fonte: Olhar Viana do Castelo

Nova praça Viana (Viana do Castelo)
Reconversão da praça de touros de Viana do Castelo
Reconversão da praça de touros de Viana do Castelo
Reconversão da praça de touros de Viana do Castelo