Nas últimas décadas as principais marcas portuguesas têm vindo a afastar-se da tauromaquia. São inúmeros os casos de empresas que deixaram de patrocinar atividades tauromáquicas, acompanhando a evolução da sociedade e o repúdio dos consumidores por este tipo de tradição cruel com os animais. A Plataforma Basta de Touradas monitoriza há vários anos as empresas que se associam à promoção de touradas, criando uma lista negra de marcas que insistem em associar-se à violência e à crueldade contra animais.
(Atualizada em Março de 2024)
Lista negra das marcas que apoiam as touradas em Portugal:
EL CORTE INGLÊS
Apoia a tauromaquia em Espanha e vende bilhetes para touradas em Portugal.
CERVEJA SAGRES
Patrocina a sala de espetáculos do Campo Pequeno onde se continuam a realizar touradas.
INTERMARCHÉ
Algumas lojas locais patrocinam regularmente touradas e fazem publicidade em algumas praças de touros.
TICKETLINE
Vende bilhetes para touradas e transmite algumas touradas por streaming.
CRÉDITO AGRÍCOLA
Patrocina alguns espetáculos tauromáquicos.
Comunicação social
Lista de órgãos de comunicação social que ainda promovem a atividade tauromáquica.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Reativou as crónicas tauromáquicas no jornal.
CORREIO DA MANHÃ
Mantém destaque especial à tauromaquia e promoção de touradas.
JORNAL NOVO
Possui crónicas e artigos de promoção das touradas.
Lista das marcas que assumiram publicamente não patrocinar touradas:
(Atualizada em Fevereiro de 2023)
🟢 BMW
🟢 Remax
🟢 Bosch
🟢 Heineken
Nota: Em 2013 a Heineken assumiu que não apoiava touradas, a propósito do uso indevido da sua imagem na promoção de uma corrida de touros em Espanha. No entanto, recentemente, a marca SAGRES (marca pertencente ao Grupo Heineken) decidiu associar-se às touradas dando nome ao Campo Pequeno.
Se tens conhecimento de marcas que se associaram recentemente à promoção de touradas em Portugal, envia a informação através dos nossos contactos.