O partido PAN apresentou no passado dia 14 de setembro de 2024, na Assembleia da República, uma proposta de realização de um referendo nacional sobre as touradas.
A proposta do PAN refere na exposição de motivos que “sendo evidente que o caminho natural da sociedade portuguesa é na direção da abolição definitiva das touradas, sendo este um passo civilizacional inevitável num país civilizado, que promove o bem estar animal e que é membro da União Europeia, o PAN propõe que, finalmente, a sociedade seja ouvida através da realização de um referendo nacional sobre a utilização de financiamento público a esta atividade e a abolição das touradas“.
A iniciativa foi apresentada publicamente num evento público realizado no Jardim do Morro em Vila Nova de Gaia, local onde existiu há cerca de 100 anos uma praça de touros que entretanto desapareceu. Hoje o local é uma das principais atrações turísticas da cidade, onde se juntam centenas de pessoas para admirar o pôr do sol.
A convite do PAN, a plataforma Basta de Touradas participou na apresentação da proposta de referendo, com a intervenção do professor Manuel Eduardo dos Santos (porta voz da Basta de Touradas) que salientou a necessidade de união das diferentes organizações, associações e partidos no processo de abolição das touradas em Portugal.
A proposta de referendo do PAN vai ser discutida e votada na Assembleia da República no próximo dia 4 de outubro, curiosamente, o Dia Mundial do Animal.
Consultar a proposta de referendo aqui:
https://www.parlamento.pt/ActividadeParlamentar/Paginas/DetalheIniciativa.aspx?BID=284076