Assine para acabar com as touradas na RTP

O objectivo desta campanha é reunir o maior número possível de assinaturas para entregar à Direção de Programas da RTP.

Assine esta petição e divulgue junto de familiares e amigos.

Juntos vamos conseguir acabar com as touradas na RTP!

Para assinar o documento basta o seu Primeiro Nome, Apelido, Nº de Identificação e Email:

Fim das touradas na RTP

Exmo. Senhor Diretor de Programas da RTP,

Os cidadãos subscritores deste manifesto, consideram que não existem motivos para que a RTP continue a investir dinheiro dos contribuintes na transmissão de touradas na sua emissão.

As touradas são um espetáculo de violência e sangue real, e que implicam grande crueldade com os animais (touros e cavalos).

Já existem no mercado canais temáticos sobre tauromaquia para o público aficionado. Além disso, as touradas foram incluídas no último relatório de avaliação de Portugal do Comité dos Direitos da Criança da ONU, que as considerou "violência contra crianças" advertindo o Estado a afastar os menores de 18 anos deste tipo de violência.

A violência contra pessoas e animais não pode ser considerada serviço público, por isso, solicito que a RTP ouça os seus telespectadores e se abstenha de transmitir touradas na sua emissão.

Os/As subscritores/as

**your signature**

9,442 signatures = 94% of goal
0
10,000

Partilhe com os seus amigos:

   

Ao carregar em “assinar” está a concordar com a nossa política de privacidade. Obrigado.

Porque é importante esta petição?

  1. Porque as transmissões de touradas implicam violência contra pessoas e animais e não podem ser consideradas serviço público;
  2. Porque as transmissões de touradas na RTP custam milhares de euros ao erário público;
  3. Porque todos pagamos a taxa de audiovisual que é utilizada para financiar a programação da RTP;
  4. Porque já existem canais temáticos sobre touradas para o público aficionado;
  5. Porque a esmagadora maioria dos cidadãos portugueses não quer que a RTP transmita este conteúdo violento.

RTP reduz transmissões, mas touradas continuam a ser principal motivo de queixa dos telespectadores.

Graças ao empenho de milhares de cidadãos, inconformados com o investimento de milhares de euros dos contribuintes na emissão de touradas em direto na televisão pública, a RTP diminuiu significativamente o número de touradas transmitidas na emissão do canal 1.

É fundamental continuar a insistir com a Direção de Programas para que a RTP deixe de transmitir violência real e espetáculos de crueldade com os animais.

Touradas transmitidas pela RTP nos últimos anos.

A transmissão de touradas na televisão é muito importante para a indústria tauromáquica, não só porque permite levar o espetáculo tauromáquico a todo o país, beneficiando de 3 horas de emissão onde podem promover a atividade com os seus argumentos, sem oposição.

Além disso são uma importante fonte de receita para a Associação de Toureiros e de Criadores de Touros de Lide. De acordo com uma notícia publicada em 13 de outubro de 2008 no site “Tauromania” (entretanto desativado), estas duas associações receberam cerca de 80.000 euros resultantes das 6 corridas de touros que foram emitidas nesse ano na TVI (3), na RTP (2) e na SIC (1).

A notícia dava conta que “Das transmissões televisivas no Campo Pequeno resultaram receitas adicionais para as seguintes entidades:
Sindicato Nacional dos Toureios Portugueses – 57 000 euros
Associação Portuguesa dos Criadores de Toiros de Lide – 21 600 euros”
1.

Significa que a Associação de Toureiros (na altura Sindicato) recebeu cerca de 9.500€ por cada tourada transmitida e a Associação de Criadores de Toiros de Lide 3.600€ por cada tourada.

Estes dados demonstram a importância que estas transmissões têm para a indústria tauromáquica.

 1. “Sociedade do Campo Pequeno apresentou dados da Temporada 2008” (13 de Outubro de 2008). Acedido em 28 de Abril de 2009, no Web site: Tauromania: http://www.tauromania.pt/noticias_detail.php?typ=breves&aID=3098

Comentários

comentários