A Basta de touradas apresentou mais uma denúncia às autoridades devido à realização de um espetáculo tauromáquico numa praça de touros fixa, que inclui a participação de crianças.
Trata-se de um “convívio”, com entrada livre, na praça de touros de Azambuja, marcado para o dia 20 de novembro pelas 10 horas da manhã, organizado pela denominada “escola de toureio de Azambuja”, com a lide de diversos animais de raça brava, que conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Azambuja.
Tratando-se de um espetáculo tauromáquico com lide de reses bravas em praça de touros fixa, o evento carece de licenciamento por parte da Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) a quem compete a supervisão e fiscalização deste tipo de espetáculo.
O cartaz de promoção do evento, além de não referir o tipo de espetáculo tauromáquico, não refere o número de reses a lidar, a classificação etária ou a advertência obrigatória que “o espetáculo pode ferir a suscetibilidade dos espectadores”, entre outras informações obrigatórias.
O “Encontro convívio de antigos praticantes de toureio de Azambuja” não respeita o estabelecido no Regulamento do Espetáculo Tauromáquico, pelo que motivou uma denúncia dirigida à IGAC.