A Câmara Municipal de Santarém anunciou este mês que concedeu um apoio financeiro de 3.749,70€ ao Grupo de Forcados Amadores de Santarém para pagamento de despesas com o seguro de acidentes pessoais, referente ao ano 2022.
Recorde-se que, de acordo com o Regulamento do Espetáculo Tauromáquico, os grupos de forcados devem estar cobertos por um seguro de acidentes, devido ao risco elevado a que estão sujeitos durante as suas atuações.
Várias Câmaras Municipais assumem o pagamento destes seguros como forma de apoiar e incentivar a existência deste tipo de grupos nos seus municípios. Além disso, é frequente o apoio em deslocações, cedência de instalações e outros subsídios à atividade dos forcados.
O Município de Santarém refere numa notícia publicada na sua página web que “Este apoio do Município de Santarém ao grupo mais antigo do mundo reafirma o reconhecimento da atividade tauromáquica como importância cultural, social e económica, refletida nas festividades taurinas formais e populares no concelho“. No entanto ignora o caráter violento desta atividade, responsável por dezenas de acidentes muito graves todos os anos, e até vítimas mortais.
Além de suportar os custos com os seguros do grupo de forcados, a Câmara de Santarém gasta milhares de euros na compra de bilhetes para as touradas realizadas na praça de touros Celestino Graça, que é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Santarém e gerida por uma associação privada, composta por um grupo de aficionados.
Só neste ano de 2023, a autarquia comprou 46.125€ em bilhetes à “Associação Sector 9”, que depois são oferecidos aos aficionados.