Santarém: Onde está o dinheiro dos bilhetes da tourada?

Em julho de 2021 a Câmara Municipal de Santarém comprou cerca de 18.500 euros (IVA incluído) em bilhetes para 2 touradas a realizar na praça de touros Celestino Graça nos dias 10 e 12 de junho de 2021.

O contrato1 foi assinado no dia 8/6/2021 com a associação “Praça Maior”2, composta por um grupo de conhecidos aficionados da cidade.

Acontece que a tourada agendada para o dia 12 de junho foi cancelada, pelo que vários aficionados tentaram obter a devolução do dinheiro dos bilhetes junto do promotor (Praça Maior).

De acordo com notícias publicadas na imprensa regional, várias pessoas queixaram-se que a associação “Praça Maior” agiu de forma “obscura e desonesta” por se recusar a devolver o dinheiro dos ingressos3. Acrescentam que foram vítimas de um “golpe desonesto e imoral” e chegam a acusar a Câmara Municipal de “uma espécie de associação ou conluio” com a associação Praça Maior, uma vez que a autarquia se recusou a assumir responsabilidades neste caso, mesmo assinando contratos regulares com a associação.

Na altura, e perante as queixas dos consumidores, a Santa Casa da Misericórdia de Santarém, proprietária da praça de touros, demarcou-se de qualquer responsabilidade. No entanto, a Câmara Municipal não se pronunciou nem informou se o dinheiro dos bilhetes adquiridos à Praça Maior foi devolvido ao município.

Estima-se que o valor dos bilhetes adquiridos para a tourada do dia 12 de junho devia rondar os 9.250€.

Curiosamente, após esta polémica, a associação Praça Maior foi dissolvida, e foi criada uma nova associação com o mesmo fim: promover touradas na praça de touros de Santarém.

A nova associação, composta por vários dos elementos que integravam a associação anterior, passou a designar-se “Setor 9” e continua a celebrar contratos com a Câmara Municipal para a venda de bilhetes para touradas.

A plataforma Basta de Touradas já denunciou publicamente este caso, continuando a investigar o assunto na tentativa de saber se o dinheiro gasto em bilhetes para a touradas de 12 de junho foi devolvido ao erário público.

Praça de touros de Santarém
Praça de touros de Santarém, propriedade da Santa Casa da Misericórdia.

Anexos:

  1. Contrato: https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=7699290 ↩︎
  2. Lista de contratos da associação Praça Maior:
    https://www.base.gov.pt/Base4/pt/pesquisa/?type=contratos&adjudicatariaid=3179965 ↩︎
  3. https://maisribatejo.pt/2021/07/01/quero-o-dinheiro-dos-bilhetes-das-touradas-de-volta ↩︎

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.