Bolas em vez de touros

Partilha este artigo:

“Boloencierro” substitui as largadas de touros

Iniciativa é um bom exemplo de evolução e respeito pelos animais

Boloencierro em Mataelpino

A localidade de Mataelpino (Espanha) adaptou-se aos novos tempos e de forma original, substituiu as largadas de touros por um evento semelhante mas muito mais divertido. Nas festas de Mataelpino o touro foi substituído por uma bola gigante de material sintético.

A localidade, situada a cerca de 50 km de Madrid, celebra em Agosto as suas Festas tradicionais e passou a integrar no seu programa o Boloencierro que consiste na largada de bolas gigantes pelas ruas da vila que “corre” atrás dos foliões.

A ideia partiu de um vizinho da localidade que conta com cerca de 1.600 habitantes e mereceu grande difusão nos órgãos de comunicação social internacionais pela originalidade e simbolismo do evento, atraindo milhares de pessoas todos os anos e passando a ser a imagem de marca das festas.

As bolas de poliestireno têm 3 m de diâmetro, e cerca de 200 kg de peso, rolando pelas ruas inclinadas da localidade atrás de uma multidão de pessoas alegres, que se divertem sem fazer sofrer os animais.

Existem também bolas mais pequenas destinadas à diversão das crianças.

Além da questão do sofrimento e crueldade contra animais, no Boloencierro não há registo de feridos ou mortes, como sucede todos os anos nas largadas de touros.

Boloencierro