Benfica remove parceria que oferecia descontos para touradas

Partilha:

Parceria com o Campo Pequeno foi removida do website do S. L. Benfica.

Benfica já não dá descontos para touradas no Campo Pequeno.

Sporting deixou de apoiar touradas em 2014.

O Sport Lisboa e Benfica terminou a parceria que mantinha com a praça de touros do Campo Pequeno, deixando assim de estar associado a esta atividade e de oferecer descontos na compra de bilhetes para touradas, depois de milhares de adeptos e simpatizantes terem manifestado a sua indignação junto dos responsáveis do clube.

Tal como a Plataforma Basta de Touradas já tinha anunciado em 2019, o Benfica cancelou a parceria que mantinha com o Campo Pequeno, na sequência de uma campanha de sensibilização em que participaram milhares de pessoas, solicitando ao clube que deixasse de se associar à violência das touradas.

No âmbito desta parceria, o S. L. Benfica oferecia aos seus associados um desconto de 20% para a temporada tauromáquica (os designados abonos) e 10% de descontos na compra de bilhetes para touradas. Por outro lado, os aficionados das touradas (detentores de abonos no Campo Pequeno) beneficiavam de descontos na compra de produtos da marca Benfica.

Na altura (19 de agosto de 2019) a Direção Comercial e Marketing do S. L. Benfica em resposta a milhares de pessoas indignadas com esta parceria, confirmou que a parceria em questão terminou.

Perante esta notícia, a Federação Prótoiro e a administração do Campo Pequeno, apressaram-se a tentar desmentir a informação, alegando que a Presidência do Benfica confirmou a estas entidades que a parceria entre o Benfica e o Campo Pequeno se mantinha ativa, pelo que os sócios do clube continuavam a beneficiar de descontos em bilhetes para touradas1. No entanto, o Benfica nunca referiu isto publicamente, o que levanta fortes suspeitas sobre esta tentativa da Prótoiro e do Campo Pequeno de enganar a opinião pública com informações não confirmadas e sem provas.

Parcerias do Benfica onde não se inclui o Campo Pequeno (touradas).
Mapa com localização das parcerias do S. L. Benfica em 2022 (fonte: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/loja/socios/vantagens/resultadosparceiros)

Mesmo assim, no dia 22-8-2019 a Plataforma Basta de Touradas confirmou novamente junto do Benfica que a parceria entre o Benfica e o Campo Pequeno “está inativa, é uma questão de tempo até que o site atualize. Todos os sócios do Sport Lisboa e Benfica já não possuem os respetivos descontos no Campo Pequeno“, garantiu a Direção Comercial do clube de Lisboa.

Passados 3 anos, finalmente é possível confirmar na página web oficial do S. L. Benfica que a praça de touros do Campo Pequeno não faz parte do grupo alargado de parcerias do clube. Ou seja, os sócios do Benfica já não têm descontos em bilhetes para touradas e os aficionados já não beneficiam de descontos na loja oficial do Benfica.

A parceria com o Campo Pequeno (que podia ser vista neste link: https://www.slbenfica.pt/pt-pt/loja/socios/vantagens/parceiros/praca-de-touros-do-campo-pequeno) foi finalmente removida do website do S. L. Benfica, atitude que saudamos.

1. http://www.campopequeno.com/tauromaquia/noticia/parceria-entre-benfica-e-campo-pequeno-continua-activa

Sporting deixou de realizar touradas em 2011

Há mais de uma década, o Sporting Clube de Portugal também se associou à promoção de touradas, chegando a realizar corridas de touros nos anos 90, e promovendo até 2011 a “Corrida Sporting”, uma tourada comemorativa do aniversário do Clube na praça de touros do Campo Pequeno, em Lisboa.

Fruto da evolução civilizacional e de um elevado número de queixas dos associados, a Corrida de touros do Sporting acabou por ser substituída por uma prova de atletismo (“Corrida Sporting”), uma evolução bastante saudada pelos adeptos do clube.

Atualmente, o único clube de futebol que insiste em promover touradas em Portugal é o Paio Pires F. C., clube que disputa os Campeonatos Distritais (2ª Divisão da A. F. de Setúbal em 2022) e que é proprietário da praça de touros de Paio Pires, tendo organizado apenas 1 tourada em 2021 (fonte: IGAC).

Corrida sporting - tourada
Mais um excelente exemplo de evolução: “Corrida Sporting” (tourada) em 2009 e “Corrida Sporting” (atletismo) em 2014.
Partilha:

Comentários

comentários