“El País” elimina a secção de tauromaquia do jornal

Partilha este artigo. Ajuda a sensibilizar para esta causa:

O diário espanhol El País eliminou das páginas do seu jornal a secção de tauromaquia, que ano após ano vinha perdendo o interesse dos leitores, reduzindo gradualmente o número de artigos relacionados com as corridas de touros.

As touradas continuam a perder a sua presença na comunicação social espanhola, tal como sucede em Portugal, dependendo cada vez mais, de fortes injeções de dinheiro público por parte das autarquias locais e os financiamentos da Política Agrícola Comum (PAC) que sustentam a criação de touros.

Apesar de eliminar a secção de tauromaquia na edição imprensa do jornal “El País”, as crónicas taurinas continuarão a ser publicados na versão digital.

Segundo a organização “Anima Naturalis“, em 1995 o jornal “El País” publicou mais de 1.000 textos sobre tauromaquia. Em 2019, publicou 150 e desde o início de 2022, apenas 6.

Na sua edição digital, o jornal passou de 800 textos em 2015, para 440 em 2019 e para apenas 87 até maio de 2022.

As corridas de touros perdem todos os anos espaço nos media espanhóis, acompanhando o crescente desinteresse da população pela tauromaquia, como referem as recentes sondagens no país vizinho.

Jornal El Pais