Benfica deixa de apoiar a realização de touradas em Lisboa

S. L. Benfica terminou parceria com a praça de touros do Campo Pequeno;

Clube oferecia descontos para touradas aos associados;

Milhares de sócios/as do Benfica manifestaram a sua indignação junto do clube, que anunciou à plataforma Basta de Touradas o fim da parceria.

O S. L. Benfica celebrou, há alguns anos, uma parceria com a praça de touros do Campo Pequeno oferecendo descontos aos associados para os eventos realizados na praça de touros. Entre as vantagens, o clube oferecia um desconto de 20% para a temporada tauromáquica (os designados Abonos) e 10% de descontos na compra de bilhetes para touradas. A informação ainda se encontra disponível no site1.

Em contrapartida os titulares de abonos para a temporada tauromáquica no Campo Pequeno, beneficiavam de descontos nos produtos da marca Benfica2:

Tendo em conta este apoio de um clube, com a dimensão do Benfica, à realização de touradas em Lisboa, a plataforma Basta de Touradas solicitou aos associados e simpatizantes do clube para contactar o Benfica pedindo que a parceria fosse anulada.

Milhares de adeptos do Benfica contactaram o clube que, inicialmente, informou que a parceria se destinava, não só aos espetáculos tauromáquicos, mas a outro tipo de espetáculos realizados no Campo Pequeno.

Contactada pela plataforma Basta de Touradas, a Direção Comercial e Marketing do S. L. Benfica, confirmou, no passado dia 19 de agosto, que a parceria em questão terminou.

Perante esta notícia, a Federação Prótoiro, apressou-se a desmentir a informação, referindo nas suas redes sociais, que a Presidência do Benfica confirmava que a parceria se mantinha ativa. 

1 https://www.slbenfica.pt/pt-pt/loja/socios/vantagens/parceiros/praca-de-touros-do-campo-pequeno (página já não se encontra disponível)

touradas benfica post
O desmentido da Federação Prótoiro na sua página “Touradas”.

Neste sentido, a plataforma Basta de Touradas confrontou a Direção Comercial e Marketing do Benfica com o desmentido, tendo recebido hoje (22-8-2019) a confirmação que a parceria entre o Benfica e o Campo Pequeno “está inativa, é uma questão de tempo até que o site atualize. Todos os sócios do Sport Lisboa e Benfica já não possuem os respetivos descontos no Campo Pequeno, garantiu Nuno Miranda da Linha Benfica – Direção Comercial e Marketing.

Significa que o S. L. Benfica deixou de apoiar a realização de touradas na praça de touros do Campo Pequeno, atitude saudada por muitos milhares de adeptos do clube em Portugal e em todo o mundo.

Mais uma vez a indústria das touradas mentiu à opinião pública.

Durante muitos anos, as touradas sobreviveram graças aos mitos e às mentiras da indústria que delas se alimenta, para tentar esconder a crueldade e o sofrimento de milhares de animais, vítimas de um espetáculo anacrónico que tem os dias contados. A máscara vai caindo e com ela vão as touradas, porque os portugueses não são ignorantes nem um povo desprovido de sentimentos.

Neste caso concreto, a informação divulgada pela Plataforma Basta de Touradas é verdadeira, uma vez que foi confirmada duas vezes, por escrito, junto dos responsáveis do clube.

Recorde-se que a praça de touros do Campo Pequeno, perdeu todos os seus patrocinadores nos últimos anos, porque nenhuma marca quer estar associada à violência e crueldade com os animais.

A realização de touradas constitui um grande entrave à exploração económica da praça de touros do Campo Pequeno. A Sociedade que explora o espaço está em processo de insolvência e, mais cedo ou mais tarde, o Campo Pequeno terá uma nova vida, sem exploração do sofrimento dos animais para mero divertimento.

O fim do apoio do S. L. Benfica à realização de touradas em Lisboa é mais um sinal que a nossa sociedade caminha rapidamente para a abolição desta tradição, cada vez mais à margem da evolução civilizacional.

Recordamos que a Universidade Católica realizou em 2018 uma sondagem em Lisboa que demonstra o fraco interessa da população nos espetáculos tauromáquicos realizados no Campo Pequeno. Cerca de 90% da população nunca assistiu a touradas naquele espaço e 69% não concorda com a realização de touradas naquele edifício propriedade da Casa Pia.(consulta os resultados da sondagem aqui: https://basta.pt/wp-content/uploads/sondagem-touradas-universidade-catolica.pdf

A plataforma Basta de Touradas, organização cívica que representa a sociedade portuguesa que defende a abolição das touradas, saúda a atitude do S. L. Benfica e espera que o clube se abstenha de apoiar a realização de touradas no futuro.

Plataforma Basta de Touradas.
Lisboa, 22 de agosto de 2019.