Milhares de pessoas contra as touradas em Lisboa

Partilha este artigo. Ajuda a sensibilizar:
Manifestação contra as touradas no Campo Pequeno em Lisboa na homenagem a João Moura.
Manifestação contra as touradas no Campo Pequeno (Imagem: Maag)

Milhares de pessoas manifestaram-se contra as touradas na passada 5ª feira no Campo Pequeno em Lisboa. A manifestação foi convocada nas redes sociais e contou com a participação de várias associações e organizações de proteção animal, além de várias figuras públicas indignadas com a realização de uma tourada de homenagem ao cavaleiro tauromáquico João Moura.

Não - intervenção de Bordalo ii no Campo Pequeno
Intervenção do artista “Bordalo ii” de protesto contra as touradas.

Recorde-se que, em fevereiro de 2020, João Moura foi detido na sequência do cumprimento de um mandado de busca à sua propriedade, em Monforte, que resultou na apreensão de 18 cães subnutridos e abandonados em condições deploráveis. João Moura responde em tribunal por vários crimes de maus tratos contra animais, num processo que ainda decorre, pelo que este facto motivou uma enorme indignação e revolta na sociedade, resultando na presença de milhares de manifestantes nas imediações do recinto onde decorreu a dita homenagem.

Na sequência desta onda de indignação, o artista Bordalo ii realizou uma instalação provisória de protesto junto ao Campo Pequeno, pintando a palavra “Não” na calçada. O artista divulgou a imagem nas suas redes sociais, referindo que “A tinta é fácil de apagar, mas a ideia fica entranhada nas pedras da calçada, é a evolução dos tempos, habituem-se“, associando-se assim aos protestos.

Apesar da presença de milhares de pessoas, e de aficionados das touradas que iam assistir à corrida de homenagem a João Moura, a manifestação decorreu de forma pacífica, com alguns momentos de tensão que foram rapidamente resolvidos com intervenção dos agentes da PSP presentes no local.

Estima-se que a manifestação tenha reunido entre 1.500 a 2.000 manifestantes, sendo considerada uma das mais participadas manifestações anti-touradas alguma vez realizada em Portugal.