O Grupo Heineken anunciou publicamente que não patrocina eventos tauromáquicos. A comunicação da empresa surgiu depois da polémica gerada com o alegado patrocínio da marca de cerveja a uma Feira Taurina nas Festas da “Virgen de la Peña” em Tordesilha (Espanha).
Fortemente criticada pelos consumidores, a Heineken esclarece que o logotipo da marca foi utilizado de forma abusiva na promoção dos festejos taurinos, exigindo a sua retirada imediata de toda a publicidade ao evento. O anúncio foi feito nas redes sociais e também na página web da marca.
“A Heineken não apoia este evento nem apoiamos nenhum outro relacionado com as touradas”
O Grupo Heineken faz ainda questão de incentivar os consumidores a denunciar outros casos em que a sua imagem seja associada a este tipo de eventos: “Queremos agradecer aos nossos consumidores por nos informar de imediato sobre este assunto. Incentivamos os nossos consumidores a continuar a utilizar as redes sociais para nos alertar sobre qualquer situação em que sintam que a nossa marca está a ser mal utilizada, que que assim possamos adoptar as medidas adequadas.”
A Heineken junta-se assim a dezenas de marcas que nos últimos anos fazem questão de se distanciar da tauromaquia. Recorde-se que no ano passado o Grupo Bosch anunciou que “jamais apoiará touradas” após ser informado pela “Basta” que o seu logotipo estava a ser utilizado na publicidade às touradas na cidade de Albufeira.