A Câmara Municipal de Portel decidiu investir na reabilitação da praça de touros de Amieira, que é propriedade da Junta de Freguesia e esteve abandonada durante muitos anos.
O contrato de ajuste direto com uma empresa de construção civil (Nuno Leão – Vedações Unipessoal, Lda) foi assinado a 18 de março de 2025, e consiste na “Prestação de Serviços para remodelação e ampliação dos curros da Praça de Touros de Amieira”, no valor de 9.500€ + IVA.
Segundo os dados oficiais da Inspeção Geral das Atividades Culturais, o concelho de Portel só acolhe 1 espetáculo tauromáquico por ano, sinal da pouca relevância desta atividade no município.
Na squência destas obras, a Basta de Touradas vai questionar a IGAC acerca das condições de bem estar animal deste recinto e se as obras incluem a construção de uma “sala de abate” conforme determina o Regulamento do Espetáculo Tauromáquico (RET).
O artigo 9º determina que “As praças de toiros fixas construídas após a entrada em vigor do presente diploma e todas aquelas que forem sujeitas a intervenções que não sejam de mera conservação ou manutenção, devem dispor de condições para efetuar, no local, o abate das reses lidadas”.
O objetivo desta medida prevista o RET é minimizar o sofrimento dos aimais usados em touradas, procedendo ao abate dos mesmos em salas próprias para o efeito e por pessoal especializado, evitando o cruel (e ilegal) transporte de animais vivos para os matadouros, processo que prolonga o sofrimento dos animais durante demasiadas horas, ou até dias.

Contrato: https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=11305908
