
A proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2024, apresentada pelo partido CHEGA, que propunha o regresso das touradas à RTP foi chumbada pela maioria dos partidos com assento na Assembleia da República.
A proposta do CHEGA previa uma alteração ao contrato de concessão de serviço público da RTP, no sentido de permitir a transmissão de espetáculos tauromáquicos na estação de televisão pública.
Segundo o CH, “a RTP, como único canal público, tem a obrigação e o dever de prestar serviço público de televisão, não suprimindo ou censurando determinadas manifestações culturais, como é o caso das touradas, sob pena de sujeitar a sua programação à ditadura do gosto”. A proposta salientava ainda que “é imperativo que o governo altere o contrato de concessão que celebrou com a RTP e volte a permitir a transmissão de espetáculos tauromáquicos”.
Sujeita a votação, a proposta foi chumbada com os votos contra do PS, BE, PAN e Livre e a abstenção do PSD, PCP e IL. Apenas o Chega votou a favor do regresso das touradas à RTP.
A RTP deixou de transmitir touradas em 2020 depois de milhares de queixas dos telespectadores pela violência e crueldade contra os animais.
Uma sondagem sobre a transmissão de touradas na RTP, publicada pela CMTV em 2020, indicava que 72% da população portuguesa não achava bem que a RTP emitisse touradas. A maioria (45%) considerou até que a RTP devia ser proibida de as transmitir.
