Cartaxo • Praça de touros • Proteção animal • Touradas • Touros

2 touros morrem nos curros antes de uma tourada no Cartaxo

Segundo uma notícia publicada no conhecido blog “Farpas”, dois touros da ganadaria Herdeiros de José Infante da Câmara que se encontravam nos curros da praça de touros do Cartaxo, a aguardar o início de uma tourada, morreram subitamente tendo sido substituídos por 2 exemplares da mesma ganadaria.

A notícia não dá mais pormenores sobre a morte misteriosa dos animais, que ocorreu antes da corrida de touros marcada para a praça de touros do Cartaxo no dia 24 de junho de 2012.

O “Farpas” refere apenas que “a manhã começou atribulada com a morte de dois toiros nos curros, já depois de sorteados: o primeiro (que saía para Manuel Jorge) e o último (destinado a Prieto)”, sem especificar o motivo para a morte dos animais.

É muito estranho que 2 animais morram de forma súbita antes da realização de uma tourada. Este episódio vem reacender o debate em volta das condições de bem estar animal e fiscalização nas touradas que se realizam em Portugal. Apesar da IGAC nomear um veterinário para acompanhar a corrida de touros, este só está na praça poucos momentos antes do início do espetáculo e permanece nas bancadas a assistir à lide dos animais. Ninguém controla o que se passa nos curros.

A corrida contou com a participação dos cavaleiros Manuel Jorge de Oliveira, Filipe Gonçalves, Brito Paes, Paulo Jorge Santos, Ana Rita e o praticante Mateus Prieto e foi realizada a favor da “Casa do Pombal – a Mãe” em Aveiras de Cima.

Praça de touros do Cartaxo
Praça de touros do Cartaxo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *