Touradas atingem mínimos históricos de corridas e de público em Portugal

Share Button
  • Pela primeira vez número de touradas em Portugal foi inferior a 200
  • Público das touradas foi o mais baixo de sempre
  • Desde 2010 as touradas já perderam mais de 53% de público
Em vésperas do início de mais uma temporada tauromáquica a IGAC divulgou as estatísticas oficiais da temporada 2016 onde se constata que as touradas continuam a perder público em Portugal. As estatísticas oficiais da Inspeção Geral das Atividades Culturais confirmam que as touradas em Portugal continuam em declínio acentuado desde o ano de 2010.
Os números mais recentes, publicados esta semana, revelam que se atingiram valores históricos negativos de público e de touradas realizadas na última temporada de 2016, com um decréscimo de 33 mil espectadores em relação a 2015. O número de touradas realizadas em 2016 foi pela primeira vez inferior a 200 (191) refletindo o crescente desinteresse dos portugueses pela tauromaquia e o declínio da atividade.
Os 362.057 espectadores contabilizados pela IGAC em 2016, representam o valor mais baixo de sempre em Portugal desde que são publicadas as estatísticas oficiais (1998).
Analisando as estatísticas oficiais dos últimos anos verificamos que desde 2010 as touradas já perderam mais de 53,1% do seu público. Significa que a tauromaquia tem um peso cada vez mais insignificante no panorama dos espetáculos ao vivo em Portugal, sendo já superada, em número de espectadores, pelos espetáculos de Folclore que em 2015 (últimos dados do INE) contabilizavam 462 081 espectadores.
A Plataforma Basta congratula-se com a redução significativa do interesse dos portugueses pelas touradas e acredita que a extinção da atividade é iminente. Os avanços alcançados por Portugal em matéria de proteção aos animais, que nos colocam ao lado de outras sociedades evoluídas, nomeadamente o seu reconhecimento como seres vivos dotados de sensibilidade no Código Civil, tornam ainda mais anacrónicas as práticas tauromáquicas.
ESTATISTICAS-IGAC-TOURADAS-BASTA
Share Button

Artigos relacionados:

Comentários

comentários

O lixo da S&P e as touradas à portuguesa

Sol (Inscrição) - 12 hours ago
1.TOURADAS. A S&P recolocou a dívida...

Mais de meia centena em manifestação pacífica contra touradas em Ponte de Lima

SAPO 24 - 2 weeks ago
Os ativistas empunharam pequenos cartazes e...

Orçamento Participativo: projeto que defende as touradas foi um dos mais votados

NiT New in Town (Inscrição) - 1 week ago
Museus e espaços culturais de borla para os...

Subsídios públicos às touradas atingem milhões de euros

SAPO 24 - 3 weeks ago
A presidente da Animal, Rita Silva, disse à...

Touradas: "Vamos chocar as pessoas sobre como o seu dinheiro é gasto"

Notícias ao Minuto - 3 weeks ago
A associação Animal continua a sua luta pelo...

News via Google. See more news matching 'touradas'