A RTP, através da sua “Casa do Pessoal” promoveu no passado dia 26, sexta-feira, mais uma tourada transmitida em direto pelo canal público de televisão a partir da praça de touros da Póvoa do Varzim.
Apesar da insistente ideia de que as touradas geram grandes audiências, a verdade é que os números revelam precisamente o contrário. Na passada sexta-feira a aposta da RTP na transmissão de uma tourada a partir das 22 horas valeu-lhe uma queda nas audiências ficando muito atrás da SIC e TVI no horário em que foi transmitida a corrida de touros.
Share % – 26 de julho de 2013
Analisando os dados da GFK/CAEM relacionados com o share dos programas transmitidos cerca das 22 horas de sexta-feira, verificamos que a tourada da RTP esteve muito abaixo dos programas transmitidos à mesma hora pela SIC e TVI. “Dancing Days”, transmitido pela SIC a partir das 21.51 h., obteve 31,6% de share enquanto o programa “Ok Ko” da TVI, transmitido a partir das 21.50 h., conseguiu 23,5%. A “Grande Corrida TV Norte” com início às 21.58 h. alcançou apenas 12,5% de share.
Não é verdade que as touradas gerem grandes audiências. O fracasso da transmissão da passada sexta-feira da RTP, paga pelos contribuintes portugueses, é apenas mais um exemplo disso mesmo.
Os portugueses na sua maioria não aprovam os maus tratos aos animais e a violência injustificada das touradas o que se reflete na redução do número de touradas e de espectadores.