No passado dia 26 de outubro de 2024, a filial da imobiliária ERA na Moita fez uma publicação nas redes sociais (Instagram e Facebook) onde referia o seguinte:
“A ERA Moita apoia a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita, incentivando os jovens a ocuparem os seus tempos livres com atividades enriquecedoras. Mais do que um patrocínio, esta é uma forma de promover o convívio, a disciplina e o desenvolvimento pessoal dos jovens do nosso concelho. Queremos proporcionar experiências que façam a diferença e fortaleçam o espírito de comunidade. Estamos ao lado das novas gerações!“
A publicação era acompanhada de uma fotografia de uma automóvel, no centro da arena da praça de touros da Moita, com publicidade da empresa ERA.
Perante este apoio inesperado, a Basta de Touradas enviou um pedido de esclarecimento à ERA Europa, lembrando que estas “escolas” de toureio são compostas por crianças que aprendem a agredir e maltratar animais e que, em Portugal, a prática de toureio está interdita a menores de 16 anos.
A Basta de Touradas lembrou ainda a conceituada empresa que o Comité dos Direitos da Criança da ONU instou Portugal a afastar as crianças e jovens da violência da tauromaquia e colocou as seguintes questões:
- A empresa ERA apoia as touradas e aprova a violência contra animais praticada por crianças?
- Consideram aceitável que uma filial da empresa ERA promova uma atividade obsoleta que é rejeitada por uma crescente maioria da população portuguesa?
- Devemos adicionar o nome ERA à nossa lista cada vez menor de marcas ligadas a este negócio sangrento?
A Basta de Touradas aguarda uma resposta da empresa perante esta situação insólita e inaceitável.
A resposta ao pedido de esclarecimento surgiu através da ERA Portugal que enviou uma mensagem no dia 13/11/2024 para as redes sociais da Basta de Touradas rferindo o seguinte:
A ERA Portugal, enquanto Master, não apoia a promoção de conteúdos relacionados com touradas e maus tratos aos animais, nem qualquer forma de divulgação ou apoio que vá contra os valores que promovemos, como o respeito pela vida e a dignidade de todos os seres.
O conteúdo publicado pela agência ERA Moita, além de ser da inteira responsabilidade da mesma, não representa os valores defendidos pela ERA Portugal, nem o compromisso ético partilhado pela nossa Rede de franquiados, que se alinha com o respeito pela vida.
A ERA Portugal já está a levar a cabo as devidas diligências internas no sentido de evitar que situações similares se voltem a repetir.Ao mesmo tempo, as publicações da ERA Moita foram apagadas das redes sociais deixando de exibir qualquer referência à tauromaquia.
A Basta de Touradas saúda o posicionamento da ERA Portugal, afastando-se do apoio e promoção de atividades violentas e de crueldade com animais.