RTP não informa qual o valor investido no filme “Tardes de Soledad”

RTP Portugal

Em resposta ao pedido de esclarecimento enviado pela plataforma Basta de Touradas sobre o financiamento público do filme “Tardes de Soledad”, o Presidente Conselho de Administração da RTP, Nicolau Santos, respondeu que se trata de “matéria reservada”.

No passado dia 11 de novembro a Basta de Touradas solicitou à RTP esclarecimentos sobre o financiamento do polémico filme “Tardes de Soledad” do realizador catalão Albert Serra, uma coprodução europeia franco-espanhola-portuguesa que acompanha o matador de touros peruano Andrés Roca Rey e da sua quadrilha, em algumas atuações em praças de touros espanholas.

Tendo em conta que o filme inclui imagens de grande violência e crueldade contra animais, incluindo a morte de touros nas arenas espanholas, a Basta questionou ainda se este apoio da RTP não colide com as linhas estratégicas da estação pública definidas pelo Conselho Independente?

O Presidente Conselho de Administração da RTP respondeu alegando que “em cumprimento do princípio da liberdade de programação (artigo 26.º, n.º 2, da Lei da Televisão) cabe aos responsáveis editoriais escolher os conteúdos que se enquadram no perfil de cada canal e na sua missão de serviço público”.

Acrescenta ainda que “não há qualquer incumprimento legal (que será sempre o limite a considerar)” no apoio a este filme e que “existe apenas uma eventual questão de apreciação subjetiva, que é discutível, mas que não deve condicionar a emissão de conteúdos de qualidade”.

A terminar a RTP salienta que “os valores de financiamento, bem como futuras escolhas e investimentos no âmbito do apoio ao cinema, são matéria reservada”, lembrando que o filme foi financiado pela TV3 (Catalunha), ICAA – Instituto de Cinema e Artes Audiovisuais (Espanha), ICEC – Instituto Catalão das Empresas Culturais (Espanha), ARTE TV, CNC – Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada (França), RTP e ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual (Portugal).

O filme “Tardes de Soledad” foi exibido este mês de novembro em Portugal no festival Porto Post Doc.