A Plataforma Basta de Touradas enviou um pedido de esclarecimento à RTP acerca do financimento do filme espanhol “Tardes de Soledad“, um filme que causou imensa polémica em Espanha e que vai ser exibido este mês em Portugal no Porto/Post/Doc.
“Tardes de Soledad” é um filme do realizador espanhol Albert Serra (de 2024) co-produzido pela Rosa Filmes (sediada em Lisboa), que acompanha a vida do matador de touros, Andrés Roca Rey.
Apesar de ter vencido um prémio de melhor filme no Festival de Cinema de San Sebastián, a exibição deste filme foi alvo de intensa polémica em Espanha, com algumas organizações de proteção animal e cidadãos a manifestar-se1 publicamente contra a sua exibição.
Mesmo sabendo que a televisão pública possui acordos e parceria com outras estações de televisão e produtoras de cinema, a verdade é que trata de um investimento polémico tendo em conta que o filme inclui imagens de corridas de touros, ou seja, de maus tratos a animais.
Recorde-se que, em maio deste ano, a Provedora do Telespectador da RTP referiu na Assembleia da República que as linhas estratégicas do conselho independente falam no bem-estar animal, assegurando que o canal não pode ir contra esta questão “quase institucional” com a transmissão de touradas2.
No entanto, a RTP decidiu financiar um filme que inclui imagens de violência e agressões a animais, incluindo a morte de animais na arena, situação que está a gerar indignação e dúvidas sobre os motivos que levaram a RTP a financiar esta obra.
Neste sentido, a plataforma Basta de Touradas solicitou, por escrito, à RTP o esclarecimento das seguintes questões:
- Por que motivo a RTP decidiu financiar o filme “Tardes de Soledad”?
- Qual o montante de financiamento da RTP ao filme “Tardes de Soledad”?
- Tendo em conta que o filme inclui imagens reais de violência e crueldade contra animais, este investimento não contraria as linhas estratégicas do conselho independente?
- A RTP tenciona financiar outro tipo de filmes/documentários que incluam violência e maus tratos a animais?
Resposta da RTP
A RTP respondeu ao pedido de esclarecimento no passado dia 14 de novembro, através do seu Presidente Conselho de Administração, informando que em função do princípio da liberdade de programação (limitado pelas regras contidas na Lei da televisão) “não há qualquer incumprimento legal (que será sempre o limite a considerar). Existe apenas uma eventual questão de apreciação subjetiva, que é discutível, mas que não deve condicionar a emissão de conteúdos de qualidade”.
O Presidente do Conselho de Administração, Nicolau Santos, acrescenta que “Na verdade, e como V.Exas. aliás reconhecem, o filme em causa é uma coprodução europeia franco-espanhola-portuguesa. Além da RTP, também a TVE e a ARTE, ambos operadores de serviço público, financiaram o filme, sendo que, além dos canais de TV, também os organismos oficiais culturais ligados ao cinema e ao audiovisual em França, Espanha e Portugal financiaram o filme. O realizador Albert Serra tem um currículo sólido, sendo que o filme ganhou o Festival de San Sebastian (Espanha) e já foi selecionado e exibido também no Festival de Cinema de Nova Iorque”.
Na resposta à Basta de Touradas, Nicolau Santos não revelou o montante financeiro investido pela RTP nesta produção, referindo que “os valores de financiamento, bem como futuras escolhas e investimentos no âmbito do apoio ao cinema, são matéria reservada”, salientando apenas que o filme também foi financiado pelo ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) além de outras entidades francesas e espanholas, entre as quais, entidades públicas destes países.
- https://efe.com/cultura/2024-09-23/animalistas-documental-tauromaquia-serra-san-sebastian-pacma/ ↩︎
- https://expresso.pt/sociedade/2024-05-29-rtp-nao-pode-transmitir-touradas-porque-vai-contra-o-bem-estar-animal-diz-provedora-do-telespectador-f1dd6ab7 ↩︎
