O jornal desportivo espanhol “Marca” anunciou que vai terminar com a secção de tauromaquia que era publicada neste diário há mais de 40 anos.
A decisão entrará em vigor a partir de outubro deste ano depois da reforma do cronista tauromáquico responsável por aquela secção, Carlos Ilián, atualmente com 81 anos de idade.
O fim das crónicas tauromáquicas no jornal “Marca” é mais um sinal do declínio da tauromaquia em Espanha, conforme reconheceu o próprio Carlos Ilián numa entrevista, ao referir que “a festa dos touros, como está neste momento, especialmente em Madrid, não me incita. Não é a festa que eu conhecia. Não me aborrece, mas é uma deceção constante para nós que defendemos outra festa”.
Também o jornal “El País”, conhecido diário espanhol, já tinha terminado com a sua secção de tauromaquia na versão impressa do jornal há uns anos.
Em Portugal, a tauromaquia também perdeu espaço nos jornais diários nacionais nos últimos anos. Recorde-se que há cerca de uma década atrás, eram publicados dois jornais tauromáquicos em Lisboa, o “Farpas” e “Olé”. Ambos fecharam as portas.
