No passado dia 26 de outubro realizou-se um festival tauromáquico na praça de touros da Moita que contou com a participação de algumas crianças (menores de 16 anos), alunos da “escola de toureio”.
A plataforma Basta de Touradas ao tomar conhecimento desta situação, enviou uma denúncia à Inspeção Geral das Atividades Culturais (IGAC) e à Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) tendo em conta as ilegalidades detetadas neste evento que foi licenciado pela IGAC.
Na praça de touros estavam presentes alguns elementos da GNR e dois Delegados Técnicos Tauromáquicos nomeados pela IGAC para fiscalizar o evento, mas que não impediram a atuação das crianças na parte final do festival.
A Basta de Touradas recolheu várias provas, incluindo fotografias e vídeos onde se podem ver as crianças na arena a enfrentar animais de raça brava colocando em risco a sua segurança, além de imagens das crianças na entrada da praça de touros.
Imprensa tauromáquica esconde as ilegalidades
Curiosamente, uma jornalista de um órgão de comunicação social tauromáquico, escreveu um artigo intitulado “A tauromaquia não pode ter ideologia política, clube, nacionalidade, cor de pele e muito menos – idade!” onde questiona “Se noutras áreas artísticas uma criança pode actuar, cantar, dançar e até com fortíssimos danos psicológicos em casos de competição, porque é que na tauromaquia as coisas são diferentes?”
A jornalista transmite a ideia que não pode relatar a atuação das crianças para não prejudicar o setor tauromáquico: “Vi, senti, caíram-me as lágrimas de emoção, mas… protegendo-nos a todos, não posso contar tudo na sua mais vasta dimensão.”
Apesar do esforço para esconder a atuação das crianças, a Basta de Touradas conseguiu recolher provas suficientes para avançar com a denúncia às autoridades e espera que a IGAC responsabilize os promotores e os delegados nomeados para o festival, de acordo com o previsto na lei.
Da mesma forma, esperamos que a CNPDPCJ atue de forma a responsabilizar as pessoas que colocaram as crianças nesta situação de alto risco, impedindo que situações deste tipo continuem a ocorrer no futuro.
Recorde-se que alguns dias antes, na mesma praça de touros, tinha sido promovido um “treino” com as crianças da escola de toureio que, segundo os próprios promotores, serviu de preparação para este festival. Esse evento também foi denunciado às mesmas autoridades.
O festival tauromáquico foi promovido pela empresa “Tauroleve” em parceria com a Escola de Toureio e Tauromaquia da Moita.
