Comunidade Valenciana elimina Unidade de Emergências mas gasta mais de 17 milhões de euros com as touradas

O Governo da Comunidade Autónoma Valenciana, que etá a ser palco de uma enorme tragédia causada pelo fenómeno meteorológico conhecido como DANA, decidiu extinguir a Unidade de Emergências Valenciana (UEV) em 2022 alegando que era uma despesa prescindível. No entanto, a mesma Comunidade Valenciana é a que mais investe fundos públicos na promoção das corridas de touros, com uma despesa superior a 17 milhões de euros por ano, segundo informações publicadas na imprensa local.

A Basta de Touradas consultou o Diário Oficial da Comunidade Valenciana1 onde se pode encontrar um subsídio no valor de 300.000€ só para a “Fundación Toro de Lidia” com o popósito de financiar a realização de um concurso de novilhadas com picadores durante o ano de 2024, alegando razões de “interesse público”.

Este subsídio apoia a realização de um circuito de 6 novilhadas com picadores em várias praças de touros da Comunidade Valenciana bem como uma estratégia de comunicação da marca “Circuito de Novilladas de la Comunitat Valenciana” através da internet, notas de imprensa, redes sociais, etc.

O anúncio da concessão deste subsídio de 300 mil euros foi feito em julho deste ano pelo Vice-Presidente da Comunidade Valenciana, e responsável pela “Conselleria de Cultura”, Vicente Barrera (eleito pelo partido VOX) que, na altura, referiu que este apoio público “servirá para estruturar a cultura tauromáquica na Comunidade Valenciana e apoiar os jovens toureiros que aspiram a ser toureiros”2.

As novilhadas financiadas pela Comunidade Valenciana realizaram-se nas praças de touros de Vinaròs (Castellón), Vilafranca, Utiel, Bocairent, Ondara e a final em Villena.

Na cerimónia de apresentação do concurso de Novilhadas, o vice-presidente referiu ainda que “Os touros não têm filiação política, mas são património de todos os espanhóis e o meu dever como chefe deste departamento é apoiar, incentivar e ajudar com fundos públicos o cinema, as artes performativas, a pintura, os museus e também a cultura tauromáquica”, acrescentando que “A partir de hoje, a cultura do touro também terá o seu espaço nesta casa como o resto das artes e manifestações culturais”.

Tauromaquia Comunidade Valenciana
Tauromaquia Comunidade Valenciana
  1. https://dogv.gva.es/es/resultat-dogv?signatura=2024/5184&L=0 ↩︎
  2. https://www.lavanguardia.com/local/valencia/20240708/9790354/vicepresidente-valenciano-vox-financia-circuito-novilladas-300-000-euros.html ↩︎