A Câmara Municipal de Santarém, uma das que mais gasta fundos públicos nas touradas, vai assumir a gestão da praça de touros da cidade e investir na sua reabilitação e transformação de um pavilhão multiusos.
A praça de touros de Santarém, a maior de Portugal, é propriedade da Santa Casa da Misericórdia que entregou a sua exploração a uma associação de aficionados da tauromaquia, designada “Sector 9”. O recinto encontra-se bastante degradado, apesar de continuar a ser palco de 3 touradas anuais com o apoio do município. Só no ano passado, a Câmara Municipal gastou 52.682,94 € + IVA em bilhetes para as touradas ali realizadas1.
Segundo uma notícia publicada no jornal “Notícias do Sorraia”2, a Câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Santarém tencionam celebrar, até março deste ano, um protocolo que possibilite ao Município assumir a gestão da Praça de Touros Celestino Graça, com o objetivo de a transformar no “Multiusos de Santarém”, de forma faseada até 2032, tornando este recinto num dos maiores do país para a realização de eventos e espetáculos.
Há alguns anos que a Santa Casa da Misericórdia pretendia fazer obras na praça de touros mas nunca conseguiu financiamento. Agora, as obras podem avançar com o financiamento da autarquia.
Ao contrário do que aconteceu noutros municípios, que requalificaram as praças de touros e as transformaram em recintos desportivos ou culturais, em Santarém o novo recinto vai continuar a permitir a realização de touradas, apesar de atualmente, só acolher 3 por ano.
Desconhece-se quais os fundos que serão utilizados nesta obra e se a mesma vai beneficiar de fundos comunitários.
- https://www.base.gov.pt/Base4/pt/detalhe/?type=contratos&id=10615013 ↩︎
- https://noticiasdosorraia.sapo.pt/camara-e-misericordia-de-santarem-chegam-a-entendimento-para-transformar-praca-de-touros-em-moderno-multiusos ↩︎
