Veículo dos bombeiros usado para promover tourada

Share Button

Um veículo dos Bombeiros Voluntários de Beja (BVB) foi utilizado para fins publicitários, percorrendo as ruas da cidade a anunciar uma tourada realizada na praça de touros “José Varela Crujo”.

Equipado com material sonoro e cartazes de publicidade alusiva à corrida de touros a favor da CerciBeja e B.V.B. realizada no passado domingo, dia 19 de outubro de 2014, o veículo percorreu durante vários dias as ruas da cidade anunciando a corrida de touros.

A viatura em causa, destina-se ao transporte de equipamento técnico/operacional, diverso, de apoio a operações de socorro e/ou assistência (VETA – Veículo com Equipamento Técnico de Apoio) de acordo com a Norma Operacional Permanente (NOP 5101/2009) emitida pelo Comando Nacional de Operações de Socorro.

bombeiros-beja-tourada-portugal

Entendemos que se torna claro que a viatura dos Bombeiros foi utilizada indevidamente para um fim diferente daquele a que está destinada: o apoio a operações de socorro e assistência, pelo que o caso já foi denunciado às autoridades nacionais competentes bem como ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Beja.

Ao mesmo tempo lamentámos o facto de uma corporação de bombeiros promover um espetáculo que é polémico, violento e cada vez mais contestado na nossa sociedade pelo sofrimento desnecessário e prolongado de animais, bem como a sua morte, princípios contrário aos valores éticos e ao próprio lema dos Bombeiros portugueses: “vida por vida”. Existem outras formas de obtenção de fundos com caráter benéfico, sem necessidade de recorrer ao maltrato de animais.

Share Button

Artigos relacionados:

Comentários

comentários