Touradas em queda em Portugal

Share Button

Nos últimos dez anos o número de touradas realizadas em Portugal tem vindo a diminuir de forma significativa. Os dados disponíveis relacionados com a actividade tauromáquica em Portugal, confirmam a tendência para o decréscimo acentuado do sector em Portugal, a que não é alheio o facto de um crescente número de cidadãos portugueses repudiar a realização deste tipo de práticas que implicam a crueldade com milhares de animais. Os números contrariam a ideia de que o negócio tauromáquico está em expansão e gera riqueza em Portugal, um argumento que é falso. Também o número de espectadores está em queda acentuada. Só nos últimos 3 anos a Praça de Touros do Campo Pequeno perdeu cerca de 40.000 espectadores.

A quebra no número de touradas é confirmada pela Associação Nacional de Toureiros (ANT) que recentemente revelou, em declarações à agência LUSA, que “os dados provisórios apontam para a realização, este ano, de 240 a 245 espectáculos taurinos”.

Touradas perderam 40.000 espectadores nos últimos 3 anos, só em Lisboa

Estes dados confirmam a tendência dos últimos anos para a contínua diminuição do número de eventos. Durante a época tauromáquica de 2013 há ainda a salientar a fraca adesão de público nas bancadas da maioria das praças de touros, com reflexos significativos na principal praça de touros do país – Campo Pequeno – que apresentou fracas assistências em muitos dos eventos taurinos organizados. Os números avançados pela empresa que gere a Praça de touros de Lisboa indicam que este ano as touradas organizadas naquele espaço perderam 18.000 espectadores em relação a 2012. Um decréscimo que se vem acentuando desde 2010. Nos últimos três anos a assistência às touradas em Lisboa perdeu cerca de 40.000 espectadores.

Apesar da ‘crise’ ser apontada como a causa da diminuição de touradas em 2013, a verdade é que entre 2003 e 2013 o número de touradas diminuiu mais de 30% (345 touradas em 2003 e 240 em 2013).

jornal i touradas

Já Julho deste ano, numa reportagem publicada pelo jornal “i” que analisou o estado do negócio das touradas em Portugal, o empresário tauromáquico Joaquim Pinta Negra assumiu que as touradas “têm tendência para acabar” deixando clara a insustentabilidade do negócio “Todos temos os dias contados: as ganadarias estão à rasca, muitas a fechar ou a reduzir efectivos, e os toureiros não têm dinheiro para os cavalos”.

touradas portugal estatistica 2013_305

Também o Presidente da Associação de Criadores de Toiros de Lide, João Santos Andrade, adiantou na mesma reportagem que o negócio da criação de bovinos para as touradas não é rentável, contrariando a ideia de que as touradas são um negócio que gera riqueza em Portugal: “Neste momento gastamos mais dinheiro a criar um touro do que ganhamos a vendê-lo”.

Os dados relacionados com o número total de espectadores no país, continuam a ser escassos, situação agravada com a eliminação da tauromaquia no tipo de eventos culturais reconhecidos e analisados pelo Instituo Nacional de Estatística. Os dados existentes são recolhidos pelos Directores de Corrida com base em estimativas do número de pessoas presentes nas praças de touros, mas indicam, mesmo assim, uma clara diminuição do interesse dos portugueses pelas touradas, situação confirmada na Praça de touros de Lisboa onde a empresa reconhece a significativa diminuição de público.

Fontes:

Correio da Manhã: Campo Pequeno recebeu menos 18 mil espectadores

Jornal O Mirante: Menos corridas de toiros em 2013 devido à crise 

Jornal I: Touradas. Uma tradição pelo país fora mas “sem margem de lucro”

Jornal Sol: Touradas descem 20%

Share Button

Artigos relacionados:

Comentários

comentários

"Estas manifestações contra as touradas são ilegais"

Diário de Notícias - 2 days ago
Paula Resende, administradora da sociedade que...

MOVIMENTO ANTI-TOURADAS CONVOCA MANIFESTAÇÃO

Rádio Regional (liberação de imprensa) (Inscrição) - 2 days ago
Activistas que reclamam o fim das touradas em...

A propósito das touradas

Jornal de Notícias - 5 days ago
Mais uma das habituais petições, que sempre...

Viana do Castelo: Manifestação contra touradas nas festas da cidade

Esquerda - 5 days ago
O grupo “Vianenses pela Liberdade”...

Manifestação contra as touradas na Figueira da Foz juntou 70 pessoas

SAPO 24 - 1 week ago
... Não" e os participantes - a maioria...

News via Google. See more news matching 'touradas'