Sagres responde aos consumidores ignorando papel ativo na promoção de touradas

Na sequência da decisão da SAGRES de patrocinar a sala de espetáculos do Campo Pequeno em Lisboa, através de uma parceria de naming com o atual gestor do Campo Pequeno (agora designado Sagres – Campo Pequeno), milhares de consumidores manifestaram a sua indignação junto da marca de cerveja, tendo em conta que aquele espaço continua a promover touradas.

sagres campo pequeno

A própria plataforma Basta de Touradas enviou um pedido de esclarecimento à Sagres em relação a este retrocesso civilizacional, uma vez que a Sagres foi, em tempos, um dos principais patrocinadores da atividade tauromáquica em Portugal. No entanto, em 2018 a marca deixou claro que a empresa “não tem na sua política de patrocínios as atividades taurinas“, tendo deixado de fazer publicidade em publicações tauromáquicas e nas bancadas da praça de touros do Campo Pequeno.

A decisão foi amplamente saudada, mas em 2023 a marca retrocedeu, ao patrocinar um recinto que continua a acolher touradas, apesar da drástica redução no número de corridas de touros promovidas anualmente.

Quando a SAGRES decidiu patrocinar o Campo Pequeno, já era público que se iam realizar 4 touradas este ano naquele recinto, pelo que a marca acabou por decidir associar-se a este tipo de crueldade anacrónica.

A SAGRES respondeu ao pedido de esclarecimento da Basta de Touradas acerca da parceria de naming Sagres Campo Pequeno, no passado dia 31 de janeiro de 2023, referindo que “a Cerveja Sagres não apoia nem fará comunicação ou promoção publicitária de eventos sem ligação aos seus eixos estratégicos, música e cultura. Falamos tanto de atividades exclusivamente taurinas como de eventos corporativos privados, eventos de cariz político-partidário, infantis, religiosos, etc.“. A marca acrescenta que “O Campo Pequeno representa hoje, um espaço relevante como sala de espetáculos de música, teatro, dança e exposições, da cidade de Lisboa e do País“.

O esclarecimento da SAGRES refere ainda que “Ao associarmos a Cerveja Sagres ao nome do Campo Pequeno estamos a assumir um papel ativo na promoção dos artistas, da música e da cultura ao mesmo tempo que no eixo da responsabilidade social, contribuímos para a sustentabilidade e sobrevivência de uma emblemática sala de espetáculos, que é também um monumento centenário de valor histórico da cidade de Lisboa e nacional“.

Este esclarecimento ignora o facto da SAGRES estar igualmente a assumir um papel ativo na promoção das touradas. Em 2023 o Sagres Campo Pequeno vai ser palco de 4 touradas onde serão barbaramente torturados 24 animais, que depois serão abatidos num matadouro.

Neste sentido, lamentamos o retrocesso da SAGRES no apoio à tauromaquia e esperamos que, em breve, o Sagres Campo Pequeno deixe de ser palco de espetáculos de sangue e crueldade animal.

Tendo em conta que, numa tourada, um touro perde cerca de 5 litros de sangue durante a lide, estima-se que este ano, sejam derramados cerca de 120 litros de sangue de animais inocentes na arena do Sagres Campo Pequeno.

Anúncio publicitário da Sagres numa revista tauromáquica em 2009.
Anúncio publicitário da Sagres numa revista tauromáquica em 2009.