Dia da Mulher – Vitória Pais Freire de Andrade

Share Button

accao dissolvente touradasNo Dia da Mulher homenageamos uma grande lutadora pela Liberdade, pelos direitos das mulheres e pela abolição das Touradas em Portugal: Vitória Pais Freire de Andrade.

Nos anos 20 encabeçou o movimento pela abolição das touradas em Portugal e foi autora do livro “A acção dissolvente das touradas” publicado em 1925, onde mostrava especial preocupação em relação à exposição das crianças à violência das touradas defendendo a sua abolição. “As touradas, onde se comete a infâmia imprópria dos nossos dias de gozar com o sofrimento de outrem, assim como todos os espetáculos selvagens que as precederam, estão na razão inversa da civilização. Civilizemo-nos devidamente e elas desaparecerão por completo”, escreveu em 1925.

 

vitoria pais freire_touradas

Vitória Pais Freire de Andrade (20-01-1883 – 07-11-1930) Professora, natural de Ponte de Sor, onde nasceu em 1883. A par do seu empenho nas questões pedagógicas e no associativismo docente, evidenciou-se na militância cívica e feminista, tendo aderido à Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, à Associação de Propaganda Feminista e ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, de que foi um dos pilares, quer pelos cargos directivos que desempenhou, como pela participação nos Congressos Feministas e Abolicionistas. Preocupada com o bem estar colectivo, reivindicou uma participação social mais activa por parte dos cidadãos, e assumiu-se permanentemente como educadora, tanto no exercício da profissão, como na vida associativa e cívica, sendo muito conceituada entre o professorado primário. Empenhou-se no combate à prostituição e à sua regulamentação pelo Estado, encabeçou o movimento pela extinção das touradas.

Fonte: “Silêncios e Memórias”, Estudos Sobre as Mulheres [sécs. XIX-XX] – http://goo.gl/AHzir

Share Button

Artigos relacionados:

Comentários

comentários

O lixo da S&P e as touradas à portuguesa

Sol (Inscrição) - 1 day ago
1.TOURADAS. A S&P recolocou a dívida...

Mais de meia centena em manifestação pacífica contra touradas em Ponte de Lima

SAPO 24 - 2 weeks ago
Os ativistas empunharam pequenos cartazes e...

Subsídios públicos às touradas atingem milhões de euros

SAPO 24 - 3 weeks ago
A presidente da Animal, Rita Silva, disse à...

Touradas: "Vamos chocar as pessoas sobre como o seu dinheiro é gasto"

Notícias ao Minuto - 3 weeks ago
A associação Animal continua a sua luta pelo...

Orçamento Participativo: projeto que defende as touradas foi um dos mais votados

NiT New in Town (Inscrição) - 1 week ago
Museus e espaços culturais de borla para os...

News via Google. See more news matching 'touradas'