Comunicado

Share Button
  • Plataforma Basta não se revê em atos ilícitos, incluindo o resgate de animais de forma ilegal e recorrendo a violência, invasões de arenas, atos de vandalismo ou insultos aos aficionados;
  • Basta e milhares de cidadãos apelam aos deputados para que recusem a descida especial do IVA para as touradas e apelamos aos cidadãos portugueses a que demonstrem essa oposição aos nossos decisores políticos.
 
A plataforma Basta, como estrutura independente e totalmente apartidária que representa atualmente cerca de 100 associações portuguesas de proteção aos animais, entende ser necessário na atual conjuntura clarificar o seguinte: sendo o objetivo comum a todos os nossos aderentes apressar o fim inevitável das touradas em Portugal, valorizamos uma postura cívica e de respeito pela legalidade democrática.
A plataforma Basta sempre condenou e não se revê em atos ilícitos, incluindo o resgate de animais de forma ilegal e recorrendo a violência, invasões de arenas, atos de vandalismo ou insultos aos aficionados. Repudiamos particularmente o ridículo insuportável de videos com indivíduos encapuzados, com armas, supostamente a defender os animais através de ameaças e provocações. A causa animal é séria, nobre e implica uma grande responsabilidade ética que não é compatível com a violência, com as arruaças, com as ilegalidades.
As últimas notícias relacionadas com a tauromaquia são a demonstração de que a sobrevivência das touradas é suportada por um lobby político ainda forte mas que representa uma pequena indústria enraizada numa zona específica do território e em inegável queda.Consideramos significativo que estas notícias surjam numa altura em que a indústria tauromáquica pressiona fortemente o poder político a apoiar esta indefensável tradição.

Questionamos porque é que o País está a discutir uma descida especial do IVA para as atividades tauromáquicas, medida essa que constituiria um apoio adicional, incompreensível, do Estado a esta indústria de privilegiados.

Apelamos aos deputados para que recusem a descida especial do IVA para as touradas e apelamos aos cidadãos portugueses a que demonstrem essa oposição aos nossos decisores políticos, nomeadamente ao Grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Até ao momento já foram enviados mais de um milhar de emails ao Grupo Parlamentar do PS e o número continua a crescer.

Plataforma Basta.
Lisboa, 16 de novembro de 2018.
Share Button

Comentários

comentários