Quem somos?

Share Button
british_flag-100x100English version

A Plataforma cívica ‘Basta’ engloba já um número muito alargado de cidadãos de vários quadrantes da nossa sociedade, e um forte apoio do movimento de proteção animal em Portugal, continuando a evoluir com respeito, tolerância e consideração.

Representamos uma inequívoca vontade social, que não aceita a perpetuação no século XXI de um espetáculo de entretenimento violento que implica o maltrato e sofrimento desnecessário de milhares de animais.

A ‘Basta’ é uma plataforma abrangente, unificadora, independente de quaisquer orientações partidárias, religiosas ou outras que surgiu na sequência do movimento para a abolição das corridas de touros, vencedor da iniciativa “O Meu Movimento” da responsabilidade do Governo de Portugal, com vista a eleger a causa mais popular no país.

movimento touradas

A causa pela abolição das touradas, foi a mais votada pelos cidadãos portugueses, entre mais de um milhar de causas diferentes, facto que deu origem a uma audiência com o Primeiro Ministro e o Secretário de Estado da Cultura em S. Bento no dia 8 de Maio de 2012.

A causa abolicionista viria a estar novamente em destaque na 2ª edição do “Meu Movimento” com a maioria dos milhares de cidadãos que participaram na iniciativa a eleger a causa “Fim dos dinheiros públicos para as touradas“. Os defensores da abolição das touradas foram novamente recebidos pelo Primeiro Ministro Passos Coelho e o Secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier, no dia 19 de fevereiro de 2013, manifestando o seu desacordo na aplicação de milhões de euros do erário público no apoio ao desenvolvimento da atividade tauromáquica em Portugal.

O sucesso destes dois movimentos cívicos, convergentes numa atitude construtiva e positiva, deu origem a uma plataforma cívica unificadora e determinada no seu objetivo: a abolição das corridas de touros em Portugal.

"Movimento pelo fim dos dinheiros públicos para as touradas" (foto: www.portugal.gov.pt)

As corridas de touros constituem em Portugal uma excepção na Lei n.º 92/95 de 12 de Setembro, que proíbe “todas as violências injustificadas contra animais, considerando-se como tais os actos consistentes, sem necessidade, se infligir a morte, o sofrimento cruel e prolongado ou graves lesões a um animal”;

O que pretendemos:

As corridas de touros não geram turismo nem riqueza para o país, sendo um tipo de espetáculo repudiado internacionalmente pela violência injustificada contra os animais;

As corridas de touros são insustentáveis do ponto de vista económico. A atividade sobrevive graças aos apoios públicos disponibilizados pelas autarquias locais, pelo Governo e recorrendo aos fundos da União Europeia;

A ‘Basta’ defende a abolição das touradas em Portugal representando a vontade da maioria dos cidadãos portugueses que não se revê neste tipo de práticas anacrónicas e violentas.

A ‘Basta’ reconhece, contudo, a existência de uma franja na nossa sociedade que ainda valoriza as touradas, e que deve ser respeitada.

A ‘Basta’ pretende contribuir para o progresso civilizacional da nossa sociedade, para a sua pacificação e para a valorização de outras práticas festivas, lúdicas e pacíficas que acontecem no nosso país e que merecem ser valorizadas.

Juntos pela Evolução!

Basta. Plataforma para a abolição das corridas de touros em Portugal

 
Imagens:
“Movimento Abolição das corridas de touros” (foto: www.portugal.gov.pt)
“Movimento pelo fim dos dinheiros públicos para as touradas” (foto: www.portugal.gov.pt)
Share Button

Comentários

comentários

PCP, PS, PSD e CDS mantêm isenção de IVA para touradas

Esquerda - 14 hours ago
... de votações na especialidade do Orçamento...

Envolvimento de crianças em touradas está a ser investigado

Diário de Notícias - 3 weeks ago
O envolvimento de crianças em touradas está a...

Peruanos protestam contra touradas

euronews - 3 weeks ago
Centenas de pessoas, muitas delas jovens,...

Autoridades investigam participação de crianças em touradas

ZAP - 3 weeks ago
A participação de menores em touradas carece,...

News via Google. See more news matching 'touradas'