Bebé e mulher grávida colhidos por um touro em Arruda dos Vinhos

Touro fugiu da zona das largadas e lançou o pânico na população.

Episódio violento vem lembrar o elevado risco destes festejos que não possuem regulamentação nem limites de idade.

Na tarde do passado dia 16 de Agosto, um touro fugiu do recinto das largadas integradas nas festas de Nossa Senhora da Salvação em Arruda dos Vinhos, provocando avultados prejuízos que rondam os 25 mil euros, com mais de 20 automóveis danificados.

O caso provocou ainda vários feridos, entre os quais um jovem e um idoso de 70 anos, que sofreram ferimentos graves, o primeiro com perfuração de uma perna. Além destes dois casos, foi colhido um bebé que era transportado num carrinho por familiares e uma jovem grávida. Ambos sofreram escoriações ligeiras tendo sido assistidos no hospital.

Perante um acidente desta gravidade, que podia ter tido consequências bem mais graves, o Presidente da Câmara de Arruda dos Vinhos pediu desculpas pelo sucedido mas garantiu que vão continuar a promover este tipo de largadas no centro da vila.

O autarca foi mais longe e revelou que estão a preparar uma candidatura para classificar estes eventos violentos como Património Cultural Imaterial: “Vamos continuar a defender as largadas das Festas de Agosto como património imaterial, estamos a preparar uma candidatura nesse sentido, mas tudo faremos também para que os riscos diminuam e para valorizar uns festejos e uma tradição que devem ser valorizados1.

Na altura da acidente, a autarquia emitiu um comunicado onde informou que ia abrir um processo de inquérito interno para averiguar os factos que estiveram na origem desta situação, mas a festa prosseguiu normalmente após este incidente grave.

A fuga do touro provocou uma onda de verdadeiro pânico em Arruda dos Vinhos, com o animal à solta nas ruas durante cerca de meia hora e um grupo de populares a tentar evitar uma tragédia maior. As pessoas acabaram por conseguir encurralar o touro que foi retirado do local.

1. Jornal Público, “Danos da fuga de touro em Arruda ultrapassam os 25 mil euros”. 9/1/2018: https://www.publico.pt/2018/01/09/local/noticia/danos-da-fuga-de-toiro-em-arruda-ultrapassam-os-25-mil-euros-1798730